sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

UM HOMEM PARA ADORAR...

Há alguns homens que são incomparáveis, estão acima, muito acima da média, destacam-se por algum motivo e permanecem incólumes, ao longo dos tempos, no imaginário feminino. Assim é Chico Buarque. A Rede Globo exibiu essa semana quatro episódios de ficção, em que a temática é o amor, e a inspiração é a música de Chico Buarque. Um espetáculo ficcional, que não poderia ser diferente, considerando a base, o substrato, a partir do qual foi produzido. Tenho repetido uma frase, com convicção: “Chico Buarque é o MÁXIMO!”. Sim, penso isso mesmo, não é que seja perfeito, mas com a sua imperfeição de ser humano, Chico faz poesia e da melhor qualidade.

Talvez seja exatamente sua capacidade de dizer, de expressar o amor, que faz com que, nós, mulheres de várias idades, tenhamos Chico como uma referência masculina amorosa, acima de qualquer coisa, acima de qualquer um (afinal, nenhum homem pode ter ciúme de Chico Buarque,não faz sentido). Falando do amor, em suas múltiplas manifestações, Chico também retrata, com maestria, o sofrimento, a dor, a alegria, o prazer, o gozo, as contradições, oscilações, hesitações, impetuosidades, as travas dos sujeitos todos que vivem em busca de felicidade e se debatem dentro de si mesmos, mais se escondendo do que se mostrando.

O texto de suas músicas expressa a multiplicidade de sentimentos humanos, possibilitando o espelhamento também plural. Chico torna pública sua fragilidade, o que é raro, para um homem; seu amor desmedido, em falas que qualquer mulher gostaria de ouvir do homem amado. São raros os homens que conseguem se soltar no texto e se permitir a expressão solta, ‘entregue’ da fala amorosa. Isso é jóia rara. Isso é pra poucos, e, claro, pra ser saboreado por poucas. Daí Chico fica intacto como modelo de fala amorosa, de homem que se desnuda, sem medo de parecer e com certeza sem se tornar menos homem, diante da mulher... diante das mulheres.

Claro que aqueles olhos verdes ajudam muito. Além de tudo, ele foi brindado com uma beleza, elegância e graça de uma expressão de homem, aparentemente tímido, que o tornam sedutoramente imbatível. A combinação entre a volúpia amorosa expressa nos seus textos, mesmo quando reclama o amor, mesmo quando choraminga, associada à beleza de um homem aparentemente tímido (em público) é algo arrebatador. Nem precisavam os olhos verdes. Com os olhos verdes, então, é um Deus me acuda!

Assim, Chico Buarque, sem dúvida, é um homem para a d o r a r. Mesmo. Com intensidade, com devoção amorosa. É preciso tentar devolver um pouco do que ele nos deu, com poesia, a emoção produzida em nós, as sensações intensas proporcionadas por sua música. Ad-orar. Contemplar. Olhar com admiração. Mirar com encantamento. Alguém que tem a chave das palavras e do coração das pessoas, que transita entre a cena amorosa sexual e as misérias humanas de um país de desigualdades e sempre, sempre, sempre faz isso como arte e encantamento é alguém que merece ser adorado. Sem nunca tê-lo visto, sem nunca tê-lo encontrado, posso dizer, sem dúvida, que Chico Buarque é um dos homens que marcaram minha vida. Depois, fico pensando que, diferente do que a maioria dos homens diz, não é difícil entender as mulheres, só é preciso ser Chico Buarque.

2 comentários:

  1. Belo Texto. Parabéns!
    Wagner Homem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Wagner. Fico feliz que você tenha gostado. Desabafo feminino inscriacional de (mais) uma adoradora do Chico!

      Excluir