sexta-feira, 24 de maio de 2013

IMAGEM DE DENTRO

Interessante encontrar essa imagem e texto nesta manhã. Tenho pensando bastante nisso, em função das minhas pesquisas e da minha própria vida.

 Na Universidade de Caxias do Sul, desenvolvo uma pesquisa intitulada Imagem, Sujeito e Mídia. No dia a dia, percebo que a trama entre a imagem de si e a imagem do outro interfere em uma série de situações existenciais importantes.

Nesse sentido, este é um grande desafio: aprender a ver a 'imagem de dentro' de si mesmo e do Outro. O que há nessa imagem que encanta, seduz e nos mantém em estado de amor, em enamoramento em relação ao Outro e de valorização de nós mesmos, com a construção de uma autoestima adequada?

Entendo que, quando amamos a 'imagem de dentro' do Outro, conseguimos um amor pra vida toda, independente do que aconteça. Quando reconhecemos a imagem de dentro de nós mesmos, somos mais pacientes com nossas imperfeições, aprendemos a nos ‘des-culpar’ do que não conseguimos. Acreditamos que, assim mesmo, imperfeitos, em qualquer tempo, temos nossa potência imanente. Basta acioná-la.

É como se quebrássemos um espelho, uma vidraça do ‘si mesmo’ e mergulhássemos numa essência do sujeito, nós mesmos ou o Outro.  A imagem de dentro não é fachada, não é a máscara, não se resume a uma estética, nem à aceitação dessa imagem por esta ou aquela pessoa. A imagem de dentro não depende de admiração, nem aprovação do círculo social. A imagem de dentro é o que é, humanamente imperfeita.

No espelhamento amoroso, na troca de investimentos desejantes em busca de felicidade, o bom, mesmo, é quando se consegue 'o encaixe' e a paciência mútua para superar, 'sobre'viver às dificuldades do Outro. Viver enamorado é conviver com os nossos 'apesar de'...


Desejo que sejamos amados pela nossa ‘imagem de dentro’ e que essa imagem seja cada vez mais voltada para a amorosidade e o bem-querer-bem.

2 comentários:

  1. Excelente abordagem, vou ler e re-ler. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. malu,
    em uma única palestra você transmitiu tanto sentido através da sua fala e da forma amorosa como refere-se a trama da vida, que me tornei uma fã incondicional e confessa de todos seus escritos.
    um beijo e admiração de fortaleza,
    luz!

    ResponderExcluir