domingo, 19 de maio de 2013

LEOAS E A LAGARTIXA 2


Maria Luiza: Ahh... mas eu não estou acreditando que você botou esse título. Eu não vou seguir conversando sobre lagartixas de novo...

Malu: Mas eu tinha prometido contar o plano, não posso trair a confiança dos leitores, se é que temos algum. Em todo caso, eu preciso ser leal, para o caso de um dia termos leitores... disse que contaria o plano e preciso contar. Eu sou uma escritora desconhecida. Então, não posso arriscar. Se assim, desconhecida, traio a confiança de devires leitores, corro o risco de que eles não surjam. Seria uma maluquice uma escritora iniciante trair leitores que ainda não existem e....

Maria Luiza: Então fala logo, criatura sem ocupação. Sim, porque só uma criatura sem ocupação para querer retomar o diálogo sobre a lagartixa e sair falando doidices, sobre leitores fantasiados por ela mesma. Você não vê que temos milhões de coisas pra fazer?

Malu: Nós sempre temos milhões de coisas pra fazer e nem por isso vou deixar de escrever. Escrever é um dos meus sustentos..

Maria Luiza: Chega! Eu não vou ficar aqui ouvindo/lendo seus velhos bordões, suas frases de efeito, ainda mais se puxa conversa pra falar de ‘lagartixa’. Não vê que é tudo loucura? Não vê que temos que tocar a escrita dos artigos?

Malu: Eu sei de dois amigos que vão rir, se, por acaso, chegarem a ler isso...

Maria Luiza: Sim... eu sei também. Os outros dois mosqueteiros. Eles falam brincando. Sabem que levamos a sério os artigos. Eu, pelo menos, levo. Você eu não sei, fico em dúvida.

Malu: Ah.. não, nem vem. Isso a senhora não pode duvidar. Sou obstinada, compenetrada, dedicada aos meus artigos. Aqueles dois ficam ironizando, porque é da natureza deles...digamos assim.

Maria Luiza: Tá... vamos deixar isso pra lá. Fala logo o que tem pra dizer da tal lagartixa. Ela sumiu não foi?

Malu: Sim, até nisso é traiçoeira. Não posso botar meu plano em ação, sem que ela apareça.

Maria Luiza: Mas criatura, você não deveria estar satisfeita com o desaparecimento dela?

Malu: Deveria, se tivesse certeeeeza que ela foi embora. Mas ela desapareceu quando? Quando chamei reforços. Assim não vale. Não aparecer, quando corre risco, é coisa de covarde. Pior que lagartixa, só lagartixa covarde. Você sabe que ela não continuaria ali, se aparecesse naquele momento. Mas não, a traiçoeira fez o quê? Escondeu-se.

Maria Luiza: Ou foi embora. O ‘reforço’ disse que ela foi embora, que é quase certo, que, pelos hábitos dela, deve ter ido embora. Ele disse que entende de lagartixa...

Malu: Isso não me basta. Eu confio no ‘reforço’, mas não a ponto de acreditar que aquela criatura falsa, bege transparente, de olhos esbugalhados (hum.. lagartixa tem olhos? Não tenho certeza, ao mesmo tempo em que a imagino com os olhos esbugalhados)... tenha ido embora, assim, sem mais... enquanto isso, meu closet continua interditado, fechado. Entro pegar alguma coisa, olhando pra todo lado, como se fosse uma agente secreta, cuidando, cuidando... cuidando...

Maria Luiza: Você está ficando gagá... onde já se viu, entrar no próprio closet desconfiada, por causa de uma lagartixa.

Malu: Ah.. e você não?

Maria Luiza: Eu não. Meu cérebro está ocupado com outras coisas. Não vai me dizer que você acha que eu, a sensata, vou me preocupar com lagartixa.

Malu: (risos) sei bem com que você se preocupa (mais risos).

Maria Luiza: Mas olha isso. Você está me confundindo com você mesma. Estamos no mesmo barco, mas nossas preocupações são bem diferentes. Eu estou ocupada com os deslocamentos e o sustento da família, enquanto você... bem, você sabe...

Malu: Eu ajudo muito no trabalho, mas à minha maneira. Também vivo e reinvento vida, busco alegria, invento moda, invento palavras, gosto de inscriacionices, de agenciamentos desejantes em busca de felicidade.

Maria Luiza: Não posso negar. Disso você entende mesmo!

Malu: Aleluia! Ela concordou com alguma coisa e, mais ainda, alguma coisa boa em mim. Ufa. Achei que não ia viver, para ter um momento desses (risos).

Maria Luiza: Mas a criatura é maluquinha mesmo. Como eu não iria ver algo bom nela? Certo que é doida. Certo que é uma destemperada. Certo que não pensa antes de fazer um monte de coisa. Certo que se mostra uma idiota com medo de lagartixa. Certo que...

Malu: Pronto.. voltou ao normal.. .bah.. até a próxima.





Nenhum comentário:

Postar um comentário