sexta-feira, 8 de junho de 2012

DA SÉRIE... AS LEOAS...


Dra Cardinale: vocês duas estão silenciosas.....

Maria Luiza: estou em ‘estado de observação’, quero ver pra onde vai essa ‘prosa’...

Malu: bem... fico meio sem ter o que dizer, quando ‘penso que penso’ e decido e, em seguida, vejo que não decidi nada...

Maria Luiza: Ah... finalmente, tá assumindo a atrapalhação?

Malu: Eu nunca neguei....

Maria Luiza: É, mas tantas vezes fala num tom de arrogância, como se os seus caminhos internos fossem os únicos a gerar alegria e prazer.

Malu: Nunca quis dizer isso. É que sou entusiasmada, quando encontro uma trilha de alegria, desejo, amor...sempre fui assim.

Maria Luiza: Entusiasmada e inconsequente, você quer dizer.

Malu: Pode ser, mas como eu posso medir as consequências o tempo todo, se a vida é também, e talvez mais, feita de “intensidades abstratas desejantes de investimentos em busca de felicidade”, não é doutora?

Dra Cardinale: Mas você é bem esperta, não é?... lança mão dos conceitos, quando convém, para justificar seus impulsos.

Malu: Mas não é a senhora que vive dizendo que a teoria que vale é a teoria vivida, é a que faz sentido na vida?

Dra Cardinale: Risos.. de novo... certo, é isso sim... esta teoria é a que vale.

Malu: Pois então, eu só faço botar em prática.

Maria Luiza: E que prática... você bota fogo no mundo, se eu deixar. É uma Maluca de nascença, dessas da categoria doida mesmo. E o pior, se eu não fico atenta, você se arrebenta, se machuca... não recua, emudece, quando tem que levantar e virar a mesa. Neste caso, vale a fala da ‘nonna’ Anna Caronti: “Quanto mais você abaixa, mais aparece a...b”, você sabe o quê.

Malu: Sim, eu sei, aparece a bunda. É uma fala sábia, é verdade. Mas acontece que eu me permito viver... e às vezes, sou pega de surpresa, com a sequência de acontecimentos.

Maria Luiza: Você se solta. Você se esquece. Você acredita, não fica atenta. A cena seguinte sempre pode desmanchar tudo o que aconteceu. É assim, o mundo em movimento.. mutação cósmica e você ainda acredita no instante. Neste mundo de Meu Deus, a desatenção geralmente é punida a ‘ferro e fogo’.

Malu: O instante existe, como diz Cecília Meirelles: “Eu canto, porque o instante existe e a minha vida está completa. Não sou alegre nem sou triste. Sou poeta”. http://www.youtube.com/watch?v=W_YLVRoDwew Se eu passar o tempo todo pensando no que você diz, não vivo. Deixa.. .detalhe... caco de cena... todo mundo tem suas dificuldades...a essas alturas da vida, eu tenho mais medo que ousadia, mas, mesmo assim, às vezes me arrisco...não me arrependo.

Maria Luiza: Eu me arrependo por você. Você está muito velha, pra ter paciência e aceitar coisas inaceitáveis. Parece uma idiota completa, porque não sabe a hora de xingar, de ir embora, de desistir....você tem o dom de passar do ponto. Explica demais, analisa demais, pondera e releva demais. É assim também com teus filhos. Tuas incursões pela poética te fazem artista da palavra e da intensidade... mas isso, do ponto de vista prático, não é operacional...não te leva a lugar nenhum....você se permite viver o absurdo...por esse traço da tua maluquice.

Malu: Eu...

Dra Cardinale: O que vocês não entendem é que as duas estão certas e erradas... a questão é a medida. A medida da paixão, como diria Lenine, na linda música, a intensidade das coisas vividas, da entrega, do amor, na contenção, da obstinação...a dificuldade de saber ir embora, quando se quer ficar... de ser dura com quem se ama... de saber ‘ler palavras duras’ com o dicionário do outro. Os filhos talvez ajudem também nesse sentido.. a aprender que o amor tem que ter limites, porque o não limite é abandono ... de si e do outro. O não limite é o maltrato. O não limite leva à destruição mútua e da própria relação. O não limite é a barbárie, como eu tenho ressaltado. Esse limite tem que ir sendo construído, com ternura e firmeza, ao mesmo tempo, pra não fazer arrebentar o substrato amoroso. http://www.youtube.com/watch?v=YLkEDVoGz7M

Um comentário:

  1. ...ah, a medida "certa" do Amor, eis a grande questão! Acaso lhe surja boa pista, favor repassar a esse teu parceiro de derramamentos, ok? Superultramegamasterplusturboking beijabraço nessa tua linda almacoração!!! Victor F.B.

    ResponderExcluir