domingo, 21 de julho de 2013

Leoas e acordar cedo


Maria Luiza: Muito tarde.

Malu: Bom dia, pra senhora também.

Maria Luiza: Você não entende. Acordar tarde não faz sentido, na nossa idade. Não combina. Temos um milhão de coisas pra fazer, sempre, de segunda a segunda.

Malu: Pois então, eu me canso. Preciso descansar às vezes.

Maria Luiza: Mas você nunca ouviu falar que Deus ajuda quem cedo madruga?

Malu: Então, ouvi, mas acho injusto.

Maria Luiza: Coméqueé? Você agora, na sua arrogância adolescente juvenil tardia, vai querer julgar .... Deus?

Malu: Não, não é Deus. Não foi Deus quem disse isso. Foram as pessoas. Quem me garante que isso não é apenas uma estratégia do capitalismo mundial integrado, para fazer as pessoas produzirem, produzirem, produzirem o tempo todo? Eu preciso dormir, às vezes.

Maria Luiza: Lá vem você e suas teorias. Capitalismo Mundial Integrado... Criatura. Você não reparou que, quando levanta cedo, o dia rende mais, você consegue fazer mais coisas...?

Malu: E fico com mais sono. Sim, reparei sim... Quanto às minhas teorias, eu gosto delas. Falam de fluxos abstratos, desejo, espelho, amor... teorias da melhor qualidade...

Maria Luiza: Pra justificar seu jeito... maluca..né?

Malu: Ah... o próprio Umberto Eco disse que a gente cita os autores com os quais concorda ou cita pra discordar. Então, meu referencial teórico é todo de gente doida, que ama, que brinca, que vive o prazer, que quer viver alegrias enquanto produz Ciência, que entende que tudo é a mesma coisa, que somos poeira do universo, que estamos todos juntos....

Maria Luiza: Eu sei, já as conheço todas. Até porque você vive declamando esses conceitos como se poemas fossem...

Malu: Há uma poética nessas teorias...

Maria Luiza: Mas lá vem você de novo com a poética... você é reencarnação do Aristóteles?

Malu: Não sei, acho que não. Mas gosto muito de algumas coisas que ele disse.. ou que disseram que ele disse... coisas que ficaram expressas como sendo dele: “O ser é expresso de muitos modos”, por exemplo. Até usei na minha tese. É uma das orientações da minha teoria.

Maria Luiza: Pode parar. Não sou tua aluna, nem tenho tempo pra isso. Estávamos conversando sobre acordar mais cedo.

Malu: Então, acho injusto, se Deus reaaalmente só ajuda quem cedo madruga. Por que não ajudar os outros? Eu, por exemplo. Quando levanto tarde é porque fiquei até de madrugada fazendo algumas coisas sempre interessantes. Escrevendo artigos, por exemplo.

Maria Luiza: Sei, escrevendo artigos.

Malu: Sim, escrevendo artigos também, lendo, conversando, assistindo tevê, planejando, namorando... gosto da noite, gosto da madrugada, de ficar até mais tarde...à noite parece que os sentimentos afloram, o inconsciente brota mais fácil, tudo é melhor.

Maria Luiza: Sei, mas no outro dia, acordar tarde também faz uma diferença grande. O dia não rende ... o tempo parece que encurta. Eu não sei. Deve haver uma explicação física para isso. Nós devemos ter uma relação com o tempo diferente, dependendo do horário que acordamos. Eu sinto isso. Por isso, gostaria que você acordasse sempre às cinco.

Malu: Oooo quê?! Às cinco? Mas na maioria das noites vou dormir às duas, três? Como vou acordar às cinco? A senhora está com tendências suicidas. Se eu acordar às cinco, não podemos fazer muita coisa durante o dia, dirigir, por exemplo, nem pensar. Vou estar como uma sonâmbula.

Maria Luiza: Você é uma exagerada. Dramática. Mas sobre acordar cedo...

Malu: Então, acho injusto. Veja bem, cada pessoa tem seu ritmo, há funções diferentes na sociedade. Deus é Deus de todos. Penso que deveria ajudar também quem tarde madruga. Seria mais democrático.

Maria Luiza: Pelo amor de Deus, não misture Deus com democracia, nem com nada parecido. Também não fale em igreja ou religiões... Deus é maior, Deus é literalmente todo poderoso.

Malu: Nossa, falou boniiito. Tá inspirada. Viu como a noite valeu a pena? Acordar tarde também faz bem, às vezes. Então, Deus, como todo poderoso, não deveria discriminar seus filhos, pelo horário que acordam. Não sei, eu penso isso ao menos.

Maria Luiza: Olha Malu, contigo, até Deus tem que ter paciência. Vamos parar porque tenho que trabalhar pra sustentar tuas loucuras....



Nenhum comentário:

Postar um comentário